Intervenções de Circo Social

Intervenções Artísticas e Educativas, Desenvolvimento Humano e Social

Metodologia

 

As bases da Metodologia Waldorf, de Steiner, são os direcionamentos seguidos na formação e postura dos educadores do projeto.

O educador deve ter como principal preocupação sua auto-educação. O mesmo passa a ser uma referência para as crianças devido a sua posição. Quanto menor a interferência do educador no processo criativo e no brincar de cada criança melhor. O mesmo deve apenas ser um mediador e permitir que todo o processo seja realizado com respeito, organização, rotina, segurança e liberdade. O maior risco para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem é um educador com discurso que não corresponde as suas ações. As crianças identificam com facilidade o distanciamento entre discurso e prática e tal falha gera a falta de credibilidade do educador.

O projeto político pedagógico escolhido para implantação do trabalho é baseada na Educação Popular de Paulo Freire.

“A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. Não é uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade e incentiva o diálogo. Não é “Educação Informal” porque visa a formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e a organização do trabalho político para afirmação do sujeito. É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social. A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político. O resultado desse tipo de educação é observado quando o sujeito pode situar-se bem no contexto de interesse. A educação popular pode ser aplicada em qualquer contexto.” (wikipedia.org)

Trabalhamos também com o conceito da “pedagogia do amor” (cada um decide por sua motivação interior) e respeito às escolhas individuais, sem perder o respeito com o grupo, disciplina e rotina, que são elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem infantil.

Não determinamos quantas crianças devem experimentar cada modalidade, quais crianças devem experimentar quais modalidades ou até mesmo quantas vezes cada uma pode utilizar cada equipamento. Todos tem a oportunidade de utilizar o tempo da oficina para tentar a(s) atividade(s) que lhe desperte maior interesse. É possível repetir mais de uma vez a mesma atividade, ou experimentar diferentes equipamentos ou até mesmo apenas observar, respeitando a escolha individual de cada criança.

Nas oficinas, cada educador fica responsável em orientar os educandos em um dos equipamentos. Todos os educandos, independente de idade, sexo ou qualquer outra característica pessoal, devem se organizar em filas que serão supervisionadas pelos educadores com o intuito de que todos tenham a oportunidade de experimentar o aparelho a sua escolha, sem ser privado da oportunidade por ser mais fraco ou menor.

 

Exemplo da Estrutura de uma aula (em intervenções de mais de um dia)

Tema: superando o medo ou trabalho de equipe ou criatividade etc.
(O tema pode ser mensal, semanal ou diário, dependendo do formato das intervenções em curso. Todas as atividades são relacionadas ao tema da aula)

-Roda inicial: 5 minutos
-Dinâmica relacionada ao tema: 20 minutos
-Alongamento: 10 minutos
-Aquecimento e treino físico: 10 a 30 minutos
-Oficina circo: 90 minutos
-Roda final: 10 a 20 minutos

 

 

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